nov

Estudantes reafirmam compromisso em Cerimônia do Jaleco

A última segunda-feira (21) foi de grande emoção para os estudantes dos cursos de Bacharelado em Psicologia e Enfermagem que participaram da Cerimônia do Jaleco. Realizado no auditório da FICR, a Cerimônia do Jaleco marca o momento em que os discentes da área de saúde recebem o jaleco branco, simbolizando o início dos estudos na área do conhecimento e o comprometimento com suas obrigações com responsabilidade e respeito ao próximo.

O evento contou com a presença dos estudantes, seus padrinhos e madrinhas, do professor Victor Hugo D’Albuquerque Lima, Diretor Geral da FICR; de Polyana Moreno Amaral de Souza, Coordenadora Geral Acadêmica; e das coordenadas e professoras dos dois cursos envolvidos. Durante a cerimônia, os alunos vestiram os jalecos pela primeira vez e fizeram um juramento e prometeram o Equipamento de Proteção Individual (EPI) que estavam recebendo.

Em sua fala, o professor Victor Hugo D’Albuquerque Lima destacou a importância dos valores cristãos, dedicação, ética e uma formação humanizadora na construção de um bom profissional. “O nosso desejo é que os nossos estudantes carreguem esses sentimentos na vida pessoal e na vida profissional de cada um e cada uma. Nós acreditamos que só assim poderemos construir uma sociedade mais fraterna, humana e que valoriza o outro em sua plenitude”, compartilhou o Diretor Geral da FICR.

A coordenadora do curso de Bacharelado em Psicologia, professora Claudine Alcoforado, defendeu uma sociedade com mais espaços de cuidado psicológicos para que se crie um mundo menos sofrido, de mais respeito as diferenças, menos intolerância e mais empatia. “Cuidar da saúde mental deve ser uma ação tão importante e presente na vida das pessoas quanto o cuidado com o corpo”, defendeu Claudine Alcoforado, coordenadora do curso de Bacharelado em Psicologia.

Em sua mensagem aos estudantes, a professora Thayanne Falcão, coordenadora do curso de Bacharelado em Enfermagem, lembrou que o cuidado permanente deve ser a tônica da relação profissional-paciente. “Um paciente não é só um paciente. É amor de alguém, o pai de alguém, a mãe ou tio de alguém. Nossa missão é cuidar dessas pessoas. Devemos sempre ter muito amor e orgulho da profissão que escolhemos”, refletiu. Mais de 200 estudantes distribuídos entre o turno matutino e noturno participaram da Cerimônia do Jaleco na FICR.

Publicado por Marcelle Santana