nov

Estudantes de ADS conquistam o Top 10 em evento de inovação

Os estudantes de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da FICR estão de parabéns. Eles entraram na seleção dos 10 projetos mais bem avaliados no Demoday – Kick Off 2022.2, evento de inovação realizado pelo Porto Digital. Hoje (29), os nossos representantes participarão da 2ª etapa do evento para defender seus projetos em uma apresentação presencial na Escola Técnica (ETE) – Porto Digital.

De outubro a novembro, alunos de cinco faculdades e universidades tiveram de desenvolver uma solução de base tecnológica para o tema “As pontes que o esporte constrói”. Dentre 46 equipes, 10 projetos foram selecionados como os melhores e passaram para a próxima fase. Na 2ª etapa, os estudantes apresentarão um vídeo de 1 minuto e um pitch de 5 minutos feito pelo squad (apresentação breve e direta que costuma ser feita para investidores). A Banca de avaliação poderá fazer perguntas e questionamentos sobre as ideias apresentadas.

Um dos projetos selecionados foi ECCO Faixa, tecnologia pernambucana focada na experiência e adaptação do deficiente visual que possibilitará a prática do futebol em locais não adaptados e com barulhos excessivos. O projeto foi uma idealização do squad 34, grupo composto por 10 estudantes do 1º período de Análise de Desenvolvimento de Sistemas da FICR.

Além dessa proposta, o squad 35 também foi selecionado, está na seleção dos 10 melhores projetos apresentados no Demoday – Kick Off 2022.2 e apresentará o projeto Rec’n Bike, uma iniciativa que monetiza o passeio de bicicleta dentro da cidade do Recife. Ao aderir ao Projeto e a colocação das placas publicitárias, o aplicativo iria calcular os quilômetros e os bairros visitados pelos ciclistas. De acordo com o estudante Kerven Kildhery (1º período – ADS), a ideia é incentivar o uso de um meio de transporte menos poluente e gerar uma renda extra para os trabalhadores que usam a bicicleta como meio de transporte.

Para o professor Sidney Cunha, a conquista é um grande avanço e mostra a qualidade do aluno FICR diante de uma soma de esforços. A FICR tem um convênio com o Porto Digital que resultou em uma disciplina Residência Tecnológica, ou seja, uma imersão digital realizada em parceria com o Porto Digital. “Esse resultado de dois projetos de alunos FICR aprovados mostra que essa engrenagem construída em parceria com o Porto Digital e FICR tem funcionado e promovido a construção do conhecimento dentro do processo do ensino-aprendizagem com a excelência que desejamos. Isso é muito positivo, muito satisfatório”, explicou o coordenador do curso Sidney Cunha. Agora, é torcer para que torcer nossos representantes conquistem o 1º e 2º lugar!

Publicado por Marcelle Santana