jan

Estão abertas as inscrições para Embarque Digital

Em parceria com o Porto Digital, 350 oportunidades serão ofertadas nesta 4ª edição do programa. A FICR é uma das instituições participantes do Programa.

As inscrições para o Programa Embarque Digital, da Prefeitura do Recife, em parceria com o Porto Digital, estão abertas para os estudantes que queiram cursar o Ensino Superior na área de Tecnologia. São 350 vagas disponíveis nos cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Sistemas para Internet, totalmente custeados pela Prefeitura do Recife. As inscrições seguem até o dia 25 de fevereiro e serão realizadas exclusivamente pela internet, através do site do Portal da Educação do Recife (www.portaldaeducacao.recife.pe.gov.br) ou pelo Conecta Recife. A Faculdade Católica Imaculada Conceição do Recife (FICR) é uma das instituições que participa do Embaque Digital para formar novos profissionais e formará neste próximo semestre sua 2ª turma.

Esta é a 4ª turma do Embarque Digital, que possui 800 estudantes participando do Programa. O Presidente do Porto Digital, Pierre Lucena, destacou a importância da parceria entre a Prefeitura e o Porto para a realização do Embarque Digital. “A entrada da Prefeitura do Recife, com o Embarque Digital, vem fazendo toda a diferença no mercado de trabalho. Esse é um projeto com forte inclusão social. Metade das vagas era para a população negra, mas hoje essa população já representa 66% dos alunos do programa Embarque Digital. A gente está dobrando o número de formados nessa área na cidade do Recife”, comentou ele.

Para ter acesso ao Programa, é necessário ser residente do Recife, ter cursado todo o Ensino Médio na rede pública, ter concluído o Ensino Médio nos últimos cinco anos e ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou o Sistema Seriado de Avaliação (SSA) nos últimos cinco anos. É importante destacar que 50% das vagas são destinadas a pessoas negras ou pardas e, dentre os critérios de desempate, são prioridades mulheres e estudantes que também cursaram o Ensino Fundamental na rede pública de ensino.

O calendário desta edição prevê a divulgação do resultado final para o dia 7 de março, com matrículas entre os dias 8 e 10 de março. As aulas estão previstas para iniciar no dia 14 do mesmo mês. Com cronograma já estabelecido para o lançamento de novas turmas até 2024, o Embarque Digital conta com um investimento previsto de mais de R$ 30 milhões. Até o momento, o programa já preencheu 800 vagas, sendo 200 em 2021 e 600 no ano passado. A meta do programa é beneficiar 2.000 estudantes.

CAPITAL COM MAIS ESTUDANTES DE TECNOLOGIA DO BRASIL – De acordo com os dados do Censo de Ensino Superior 2021, Recife é a capital com mais estudantes na área de Tecnologia, e segue em ascensão e com um crescimento acelerado, aumentando ainda mais a liderança em relação a outras capitais. A evolução dos números de 2019 para 2021 aponta expansão de cerca de 20% no total de estudantes matriculados.

Quando considerados os cursos com programação na estrutura curricular, a capital pernambucana possui 408 estudantes a cada 100 mil habitantes. A segunda colocada, Florianópolis, possui 343 – uma diferença de cerca de 15% para a capital de Santa Catarina -, seguida de Belo Horizonte (294), Porto Alegre (291), São Paulo (253), Curitiba (250) e Brasília (245).

Os cursos considerados foram Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Ciência da Computação, Engenharia de Software, Engenharia da Computação, Jogos Digitais, Segurança da Informação, Sistemas para Internet e Sistemas de Informação.

No total de estudantes, Recife saiu de 5.711 estudantes, em 2019, para 6.746 em 2021. Vale salientar que o Embarque Digital, que vai contribuir para o aumento deste número, praticamente não entrou nessa conta, porque apenas 200 estudantes foram matriculados em 2021. Significa que o crescimento em 2022 pode ser ainda mais acelerado, apesar da pandemia. Os dados levam em consideração a população estimada do IBGE para 2020 e apenas cursos presenciais.

Fonte: Prefeitura do Recife

Publicado por Marcelle Santana