Entenda como se matricular na FICR pelo FIES

O que é o FIES?

Diferentemente de muitos programas governamentais, o FIES não se trata de uma bolsa, mas sim de um financiamento estudantil. Ou seja, o estudante realiza seu curso na íntegra e quando finaliza deve pagar as parcelas de amortização calculadas pelo governo. O FIES funciona para cursos de graduação presenciais e prevê um prazo máximo de quitação de 14 anos. Dentre suas modalidades* estão:

• MODALIDADE I: Estudantes brasileiros de renda per capita menor que 3 salários mínimos;
  • MODALIDADE II: Estudantes do Norte, Nordeste e Centro-Oeste com renda de até 5 salários mínimos;
  • MODALIDADE III: Estudantes de todo o Brasil com renda de até 5 salários mínimos.

*Não é permitido mudar de modalidade ao longo do período de financiamento.

O cálculo do financiamento leva diversos fatores em consideração, mas pode garantir de 10% a 100% da mensalidade, sendo que esse valor não pode ser superior a 7.000 reais. Como pré-requisitos, além da relação per capita dos estudantes, o FIES considera a nota do ENEM acima de 400 pontos e o não anulamento da redação. Pessoas que já têm uma graduação também podem se inscrever. Diferentemente do SISU e do PROUNI, o processo seletivo do FIES oferece a oportunidade de pré-inscrição para 3 cursos seguindo ordem de prioridade. Os candidatos são selecionados de acordo com a nota do ENEM, tendo como critério de desempate a nota da redação.

Depois de aguardar e ser selecionado, o estudante deve se cadastrar no SisFIES e comparecer à agência de banco escolhida com a documentação:

• Documentos do contratante:

· Documento de identificação oficial com foto;

· CPF; · Comprovante de residência;

· Documento de Regularidade de Inscrição (DRI) emitido pela CPSA.

• Também podem ser requisitados:

· Documentos do representante legal, para menores de 18 anos;

· Certidão de casamento, CPF e documento de identificação do cônjuge quando for o caso;

· Termo de concessão de bolsa parcial do Prouni quando for o caso.

• Documentos do fiador:

· Documento de identificação oficial com foto;

· CPF;

· Comprovante de residência;

· Comprovante de rendimentos, somente em caso de fiança convencional;

· Certidão de casamento, CPF e documento de identificação do cônjuge quando for o caso.

Publicado por Victoria Ferreira