fev

Educadores concluem Semana Pedagógica

Os educadores e educadoras da FICR concluíram, hoje (13), a Semana Pedagógica. O evento discutiu o tema Educação 5.0: desafios e práticas no Ensino Superior e contou com palestras, oficinas, reuniões de planejamento acadêmico e bate-papo de alinhamento institucional entre os dias 7 e  13 de fevereiro.

A professora Magali Viegas, coordenadora do curso de Psicologia, participou da Semana e se encantou com a palestra sobre Educação 5.0, que abordou a pedagogia ativa. “O professor Marcos Barros compartilhou materiais e métodos de como preparar uma aula dinâmica e divertida para os alunos sem perder o foco da aprendizagem. Achei a abordagem muito interessante porque dá margem à criatividade, ao imaginário, à criação. Quando você proporciona isso ao aluno, ele também vai criar, imaginar e ter um conteúdo real para se trabalhar e dar a possibilidade de a sala de aula ser um local dinâmico e divertido”, opinou.

De acordo com a Coordenadora Geral Acadêmica da FICR, professora Polyana Moreno, a Semana Pedagógica é sempre um momento de integração entre os docentes e a equipe acadêmica. “Nesta Semana, trouxemos um tema muito importante, a Educação 5.0, na qual as competências socioeducacionais surgem como importante base a ser desenvolvida. Além da utilização dos aparatos tecnológicos, essa proposta valoriza a habilidade cognitiva e emocional do estudante. Uma Educação, inclusive, que dialoga com o nosso propósito enquanto instituição de caráter filantrópico, que é cuidar e desenvolver as pessoas”, explicou.

Durante a Semana Pedagógica, os docentes assistiram às palestras de Metodologias e Práticas Inovadoras na Educação 5.0; Regulação: registros de atividades acadêmicas e profissionais e avaliações externas; Plataforma de Carreira do Estudante: funcionalidades e benefícios; foram apresentados ao Planejamento Estratégico da UBEC; ao Resultado da Pesquisa de Clima da FICR (GPTW); e tiveram um bate-papo para alinhamento das novas rotinas do Departamento Pessoal. Além disso, os coordenadores e professores de cada curso construíram os seus planejamentos acadêmicos.

Durante o encerramento da Semana, o professor Marcos Barros desejou que, a partir dos conhecimentos compartilhados, os professores possam proporcionar aos seus estudantes uma aula cada vez mais orgânica. “Nossa aula atua muito bem para um aluno que já gosta de estar aqui, que já quer estar aqui. O desafio agora é: provocar quem está aqui apenas por um diploma e fazê-lo se  apaixonar e realmente gostar do que está aprendendo. Acredito que esse seja o nosso maior desafio enquanto professor”, resumiu.

Para Polyana Moreno, as práticas serão muito bem-vindas e serão o diferencial para um ótimo semestre letivo. “Nosso time tem uma energia muito boa. A Semana Pedagógica foi fundamental para promoção, atualização, alinhamento e integração do time que fará um semestre promissor”, acredita.

Publicado por Marcelle Santana