2022
dez
16
Notícias

Calouros de Direito participam de Júri Simulado

Um grupo de exploradores de caverna cometem um assassino dentro de uma caverna. Houve legítima defesa ou o caso foi resultado de algum tipo de emboscada? Para você, esse grupo é considerado culpado ou inocente? Esse foi o impasse analisado e discutido pelos estudantes de 1º período do curso de Direito durante o Júri Simulado realizado na segunda-feira (12/12), na FICR.

O Júri Simulado foi avaliativo e fechou atividades da disciplina Fundamentos de Sociologia e Antropologia Jurídica. De acordo com o educador Everaldo Gomes, responsável pela disciplina, a ideia do Júri Simulado é desenvolver competências como oratória, posicionamento de tribunal de júri e desenvolvimento de tese.

Como os estudantes estão no 1º período, eles ainda não têm capacidade técnica de classificar que é um crime, uma contravenção, delito ou analisar o crime a partir da perspectiva do Direito Penal. Sendo assim, o Júri Simulado é uma oportunidade de aprender novos conteúdos e desenvolver habilidades que não constam na grade curricular. “Esse é o diferencial da FICR. A gente consegue cumprir a grade, consegue preparar os alunos para a prova da OAB, mas também para que saiam para o mercado de trabalho com competências desenvolvidas. O aluno sai da faculdade sabendo se portar no Tribunal, olhando para um caso concreto e sabendo como o direito se aplica nesse caso concreto. Ele sai pronto do curso”, resumiu o educador Everaldo Filho.

Publicado por Marcelle Santana

Notícias Recentes

11 março 2024
FICR REALIZA EVENTO EM COMEMORAÇÃO AO DIA DAS MULHERES.
26 fevereiro 2024
Campanha Páscoa solidária
22 fevereiro 2024
FICR, realiza programação de três dias para o início do semestre