fev

Biblioteca recebe novos livros e passa por melhorias tecnológicas

Um acervo com mais de 19 mil exemplares de livros e periódicos e 400 novas aquisições para o segundo semestre de 2015. Esses são os números mais recentes da Biblioteca Ir. Guy Maurice, da Faculdade Marista. O espaço de estudos frequentado pelos alunos, ex-alunos e pela comunidade disponibiliza também o serviço de consulta e renovação de empréstimos online, através do sistema Biblioteca Virtual.

Para se concentrar melhor nas pesquisas, os alunos podem utilizar as cabines individuais disponíveis na biblioteca. As salas de estudos, que também são utilizadas para atividades em grupo, podem ser usadas sem agendamento prévio. E caso o aluno precise se conectar a Internet para realizar pesquisas e trabalhos em geral, é disponibilizado um laboratório de informática com 10 computadores.

Com o objetivo de melhorar a proteção das obras, garantir a conservação do acervo e otimizar o atendimento ao público, recentemente, foi adquirido um novo sistema de alarme para a biblioteca. Os livros possuem códigos de barra que passam por um leitor óptico no momento do empréstimo. “As impressoras de comprovantes de empréstimos também foram renovadas. Agora estamos trabalhando com máquinas mais rápidas e silenciosas”, diz a bibliotecária responsável pela administração do setor, Carla Lins.

Os alunos matriculados podem realizar empréstimo de até três livros. Se aluno estiver fazendo TCC a quantidade de empréstimos aumenta para até cinco livros.

A bibliotecária destaca um serviço direcionado aos alunos que estão produzindo trabalho de conclusão de curso na área de Direito. Durante seis meses é disponibilizado o acesso gratuito ao Portal Lex Magister, em que os alunos visualizam as Revistas Lex Magister e podem visualizar conteúdo jurisprudencial, legislativo, doutrinário e prático-processual.

Além de ser bastante frequentada pelos alunos, a biblioteca da Faculdade Marista também recebe a visita de alunos egressos e de moradores de bairros vizinhos. “Diversas pessoas passam o dia estudando na biblioteca e almoçam na cantina. Estudar aqui passou a ser uma rotina diária para vários destes visitantes”, comenta Carla.

A biblioteca funciona de segunda a sexta, das 7h30 às 21h30 e aos sábados, das 8h às 11h30.