2020
out
07
Notícias

Amazonizar a humanidade é o tema do Diálogos de Pastoralidade

Acontecerá no próximo dia 08 de outubro, mais uma edição do projeto “Diálogos de Pastoralidade”. A atividade promovida pelo Grupo UBEC – União Brasileira de Educação Católica será realizada a partir das 15h e terá como tema “Amazonizar a humanidade: entre conversões e sonhos”.

Para o diálogo participará a prof. Márcia de Oliveira, doutora em Sociedade e Cultura na Amazônia, possui pós-doutorado em Sociedade e Fronteiras, mestre em Sociedade e Cultura na Amazônia, mestre em Gênero, Identidade e Cidadania; assessora da Rede Eclesial Pan-Amazônica – REPAM/CNBB, da Cáritas Brasileira e do Serviço Pastoral dos Migrantes – SPM. Também está convidada a profa. Ima Vieira, doutora em Ecologia na Universidade de Stirling na Escócia, formada em agronomia pela UFRA; pesquisadora titular do Museu Goeldi em Belém/PA, do qual foi diretora gestão 2005-2009, assessora da Rede Eclesial Pan-Amazônica – REPAM/CNBB. Márcia e Ima participaram do Sínodo da Amazônia como peritas do processo sinodal.

Também contribuirá com o diálogo Dom Erwin Kräutler, religioso austríaco, missionário, bispo emérito do Xingu (PA), coordenador da Rede Eclesial Pan-Amazônica no Brasil (REPAM/CNBB/Brasil); membro do Conselho Pós-Sinodal Especial para a Pan-Amazônia. Dom Erwin também participou do Sínodo dos Bispos para a Amazônia. A mediação do momento será conduzida pelo especialista de pastoralidade do Grupo UBEC, Joaquim Alberto, que também colaborou como perito no Sínodo da Amazônia.

A iniciativa nesta edição deseja amazonizar o debate conectando os temas relacionados com Sínodo da Amazônia, o cuidado com a Casa Comum e a promoção da ecologia integral. O intuito é retomar os principais assuntos tratados no processo sinodal, assim como acenar para as conversões apresentadas no documento conclusivo do Sínodo e os sonhos compartilhados pelo Papa Francisco na Encíclica Querida Amazônia. A atividade também tem como objetivo oportunizar espaços dialógicos sobre as temáticas conectadas com a atuação e compromisso educacional do Grupo UBEC

A atividade é uma iniciativa do Setor de Pastoralidade do Escritório Central do Grupo, tem como público principal as comunidades educativas onde a UBEC desenvolve sua missão, assim como demais educadores e lideranças comunitárias, eclesiais e sociais organizadas pelo país.

Para o segundo semestre de 2020, serão abordados ainda mais dois temas: Cidadania, transformação social e participação política, no dia 29/10; e Educação católica e propósito de vida, no dia 12/11.

Para participar da atividade as pessoas interessadas poderão acessar o link: https://www.ubec.edu.br/dialogosdepastoralidade e acompanhar o diálogo por meio do Google Meet.

 

Serviço:

Evento: Diálogos de Pastoralidade

Tema: Amazonizar a humanidade: entre conversões e sonhos

Data: 08 de outubro de 2020

Horário: 15h

Acesso: https://www.ubec.edu.br/dialogosdepastoralidade.

Publicado por FICR

Notícias Recentes

11 março 2024
FICR REALIZA EVENTO EM COMEMORAÇÃO AO DIA DAS MULHERES.
26 fevereiro 2024
Campanha Páscoa solidária
22 fevereiro 2024
FICR, realiza programação de três dias para o início do semestre