2022
nov
30
Notícias

Alunos da FICR conquistam 2º lugar no Demoday – Kick Off 2022.2

Estudantes de Análise e Desenvolvimento de Sistemas criaram um protótipo do ECCO Faixa, um equipamento que auxilia deficientes visuais a jogarem futebol de 5, jogo praticado por atletas cegos.

 

Os estudantes do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas fizeram bonito, ontem (29), na etapa final do Demoday, iniciativa que integra o projeto Onboard de Residência de Software do Porto Digital. O squad 34, composto por estudantes da Faculdade Católica Imaculada Conceição do Recife (FICR), idealizou o projeto ECCO Faixa e conquistou o 2º geral na maratona de criação de protótipos. A Demoday  – Kick Off 2022.2 envolveu 46 equipes de estudantes de Instituições de Ensino Superior que desenvolveram uma solução de base tecnológica para o tema “As pontes que o esporte constrói”.

 

Além do projeto ECCO Faixa, a FICR também foi representada pelo squad 35 e o protótipo do Rec’n’ Bike, um aplicativo que monetiza os passeios ciclísticos na cidade do Recife através da divulgação de marcas publicitárias e incentiva o uso de bicicletas, fazendo bem ao corpo e ao meio ambiente. O Rec’n’ Bike marcou presença e esteve entre os 10 melhores projeto no Kick Off2022.2, reunião na fase inicial de um projeto para alinhar detalhes entre os stakeholders envolvidos.

A Coordenadora Geral Acadêmica da FICR, Polyana de Souza, prestigiou e parabenizou a iniciativa Onboard de Residência e Embarque Digital e, especialmente, os estudantes da FICR. “Estamos há seis meses no Projeto e já emplacamos dois squads (times) entre os 10 melhores projetos e ganhamos o segundo lugar. É uma grande satisfação e alegria estar aqui e, através dessa parceria, cumprir o nosso propósito de excelência educacional”, agradeceu Polyana de Souza.

 

Todos os estudantes estavam muito felizes com a possibilidade de apresentar suas ideias, suas conquistas e projetos aos coordenadores, empresas parceiras e Instituições de Ensino Superior, mas, para o squad 34, a alegria tinha um sabor especial pelo caráter social que a proposta carrega. “Ficamos, sim, muito felizes, muito empolgados mesmo! É uma grande conquista para cada um de nós e se Deus quiser, será uma grande mudança na vida de muitos”, desejou estudante Lucas Matheus, integrante do squad 34.

 

O Projeto ECCO Faixa é um equipamento que ajuda deficientes visuais a localizarem a bola e que envia dados com instruções espaciais aos atletas. A ideia surgiu após o squad conversar com Pedro, deficiente visual e estudante de Recursos Humanos da FICR, que relatou suas dificuldades com o esporte e ajudou o squad 34 a aprimorar a experiência desportiva através do aplicativo.

 

Clique e saiba mais sobre a ECCO Faixa e o Rec’n’ Bike.

 

Publicado por Marcelle Santana

Notícias Recentes

11 março 2024
FICR REALIZA EVENTO EM COMEMORAÇÃO AO DIA DAS MULHERES.
26 fevereiro 2024
Campanha Páscoa solidária
22 fevereiro 2024
FICR, realiza programação de três dias para o início do semestre