nov

Aluno de Direito relata sua experiência na monitoria

Com a missão principal de despertar no estudante universitário o interesse pela docência, a monitoria é uma experiência proporcionada aos alunos, regularmente matriculados em cursos de graduação, que compreende atividades acadêmicas supervisionadas por um professor. Para o aluno de Direito da FICR, Luís Carlos Santos (8º período), monitor da disciplina Direito Tributário I, da turma do 6º período, a oportunidade tem sido muito relevante, principalmente por ser algo ainda não realizado por ele.

O estudante conta que o mais o motivou a participar da seleção da monitoria foi a possibilidade de estabelecer uma relação acadêmica mais próxima do professor da disciplina (Pedro Menezes) e dos alunos do 6° período. “É uma turma na qual conheço apenas alguns colegas, o que acaba sendo uma possibilidade de criar novas relações no ambiente acadêmico, além de me ajudar a manter o foco na disciplina, uma vez que tenho de ficar mais atento aos desdobramentos e à evolução dos temas estudados por eles”, afirma.

Através da monitoria da FICR, Luís Carlos Santos diz que espera melhorar a postura relacionada à exposição de temas (apresentações) e a capacidade de relacionamento interpessoal. “No trabalho de monitoria temos de nos adequar às necessidades dos nossos colegas, de maneira a facilitar a compreensão de algo que se apresenta totalmente novo”, explica. “Além disso, o foco em trabalhos acadêmicos sugeridos pelo professor da disciplina culmina em um maior aprendizado não só quanto ao tema abordado, mas também em relação ao aspecto prático da tratativa profissional dos temas abordados, o que se faz de suma importância para mim”, finaliza.

Texto: Bruno Holanda
Revisão: Gabriela Ribeiro