A Nova Era do Empreendedorismo é apresentada na Marista

Weldon Bispo na abertura da palestra

A dinâmica que faz girar o mundo do empreendedorismo. Este foi o assunto que tomou conta da Faculdade Marista, na noite de ontem (15 de março), durante a palestra A Nova Era do Empreendedorismo, apresentada pelo idealizador do programa Células Empreendedoras, Genésio Gomes. O evento foi direcionado a todos os cursos da instituição, com o objetivo de promover uma integração entre as áreas. “Nosso propósito em 2017 é promover o maior número de integração possível não só entre os cursos, mas entre eles e o mercado de trabalho”, destacou o diretor geral Weldon Bispo, ao abrir a palestra.

De acordo com Genésio Gomes, diante da diminuição dos postos de trabalho, o empreendedorismo hoje é o que se coloca como principal atividade. “Num mundo sem emprego, temos que criar a nossa própria ocupação remunerada”, afirmou. Porém, ele disse que não ter emprego não significa não ter oportunidades. “Para quem é empreendedor existem muitas oportunidades, só que maioria das pessoas não sabem enxergá-las”, informou.

Segundo ele, todas as grandes corporações que empregam muita gente estão procurando inovar para sair na frente da concorrência. “Sendo assim, como as empresas vão trabalhar a inovação se os seus funcionários são tradicionais? Elas vão preferir os inovadores, que têm mente aberta”, ressaltou. Diante dessa realidade, existe todo um ecossistema de apoio a empreendedores que muitos não conhecem. São recursos e investimentos direcionados às startups como as plataformas de financiamento coletivo, editais de fomento à inovação, investidores de capital de risco, entre outros.

Genésio Gomes durante sua apresentação

Para quem deseja entrar no mundo do empreendedorismo, Genésio informou que é preciso estudar sobre o assunto e saber do que está acontecendo na área. Isso é possível através da internet, grupos de discussão nas redes sociais e participação em eventos, onde a maioria é gratuito. O caminho para alguém desenvolver alguma inovação é descobrir o que gosta. “Mas é importante que fique claro que empreender é uma atividade muito árdua, a pessoa vai receber muitos nãos e falhar várias vezes. No entanto, tudo isso se torna gratificante e prazeroso se for algo que tem afinidade”, alertou.

Além disso, também é fundamental procurar um programa de formação de empreendedores, como o Células Empreendedoras, que ajuda as universidades e estudantes a entrar nesse mundo mesmo sendo leigos no processo. “Utilizamos uma linguagem simples que faz com que pessoas de qualquer área possam se beneficiar das oportunidades oferecidas pelo empreendedorismo”, indicou Gomes. Durante a palestra, os alunos assistiram a alguns vídeos com depoimentos de empreendedores, como o de uma advogada do Mato Grosso que mudou a prática de advocacia, quando decidiu direcionar a sua atuação apenas para grandes corporações que querem inovar. “Ela hoje está numa área onde poucas pessoas estão”, falou Genésio Gomes.

Fotos: Equipe de Comunicação / Marketing da Faculdade Marista