Semana do Calouro

Bem-vindo(a) a FICR!

Agradecemos por confiar o seu futuro em nossas mãos. É um orgulho pra nós poder fazer parte da sua jornada! Na FICR, você viverá incríveis experiências para o seu desenvolvimento profissional e pessoal. Pronto(a) para começar?

As suas atividades acadêmicas iniciarão no dia 21 de fevereiro de 2022 e acontecem de forma hibrida (remoto ou presencial).

Esperamos que a sua passagem por aqui seja transformadora e inesquecível!

Primeiros Passos

As atividades acontecerão de forma hibrida (remoto e presencial), obedecendo aos decretos legais e sanitários do Governo. A FICR está totalmente preparada para receber você. Confira as medidas de segurança para retomada das aulas presenciais:

– Máscaras: O uso de máscara é obrigatório para todos(as) que adentrarem a FICR, especialmente estudantes, professores e demais colaboradores.  A máscara deverá ser usada corretamente, sempre cobrindo boca e nariz. Recomendamos o uso de máscaras PFF2.

– Aferição de temperatura: Todas as pessoas, ao ingressarem nas dependências da FICR, se submeterão à aferição da temperatura. A pessoa que apresentar temperatura igual ou superior a 37,5ºC será orientada a procurar uma Unidade de Saúde e estará impedida de ingressar na ies.

– Higienização: As dependências da FICR serão higienizadas diariamente, com produtos higienizantes, em seus espaços acadêmicos e de trabalho.

Será disponibilizado álcool em gel 70% nos corredores da FICR.

Todas as pessoas que adentrarem nas dependências da FICR devem higienizar as mãos.

– Recipiente para água: Orienta-se cada estudante e docente leve sua própria garrafa para armazenamento de agua sendo vedado o consumo direto no bebedouro e/ou o compartilhamento de utensílios.

– Distanciamento: No uso de espaços como salas de aulas, bibliotecas, dentre outros, serão garantidos o distanciamento mínimo entre as pessoas. Alguns ambientes poderão exigir medidas especificas, porém, assegurando sempre a segurança de todos(as). Evite contato físico, como abraços e apertos de mãos.

–  Alimentação: A lanchonete da ies estará disponível para consumação de alimentos, mas será obrigatório a apresentação do cartão vacinal ao atendente do quiosque, diante do decreto estadual 52.145, que determina a obrigatoriedade da apresentação do comprovante vacinal completo contra a Covid-19 para o acesso a restaurantes, bares e lanchonetes.

Acesse o Plano de Biossegurança e conheça como será sua nova rotina.

No Calendário Acadêmico você confere as datas de início e encerramento do semestre, feriados, eventos institucionais, entre outros.

Clique aqui e acesse o Calendário!

No Portal do Aluno, estudantes conseguem visualizar quadro de horários de aulas, abrir solicitações, obter informações financeiras, acessar notas e muito mais. Saiba como acessar o Portal e acompanhar as suas informações acadêmicas:

  1. acesse o site do FICR (ficr.catolica.edu.br/portal);
  2. clique no menu Estudante e depois em: Portal do Aluno;
  3. entre no Portal do Aluno utilizando seu usuário e senha.

Usuário e Senha: (insira o seu R.A e senha, disponibilizados no e-mail que recebeu).

A FICR criou um e-mail institucional para você utilizar à vontade e aproveitar todas as funcionalidades que a plataforma Microsoft oferece. Acesse o Portal do Aluno e confira os passos seguintes para acionar o seu e-mail FICR:

  • Acesse o Portal do Aluno clicando aqui ou, no site do FICR, clique no menu Estudante e depois em Portal do Aluno;
  • Faça o primeiro login no Portal do Aluno usando o seu RA (disponibilizados no e-mail que recebeu) e a senha padrão: 123456.
  • No menu lateral esquerdo clique no ícone:   e depois em Relatórios e Outros;
  • Selecione Relatórios VBI e informe o seu período letivo (2022/1);
  • Em seguida, clique em Portal – E-mail Institucional.

Pronto! Este é seu e-mail institucional e com ele você terá acesso ao novo Ambiente Virtual de Aprendizagem.

Acesso ao e-mail Outlook: no Portal da FICR, clique
na aba Estudante e em seguida selecione o tópico Webmail. Para fazer login, siga as orientações abaixo:

  • E-mail – Digite o seu e-mail institucional;
  • Senha – ANO DE INGRESSO (AAAA) + PRIMEIRA LETRA DO NOME MAIUSCULA + @ + ANO DE NASCIMENTO (AAAA) + PRIMEIRA LETRA DO CURSO MINUSCULA + TRÊS PRIMEIROS DÍGITOS DO CPF

EXEMPLO FICTÍCIO:
Nome: Fulano Beltrado da Silva
Data de ingresso na instituição: 10/10/2018
Data de nascimento: 02/04/1985
Curso: Enfermagem
CPF: 321.555.888-99
SENHA: 2018F@1985e321

Estudantes e professores da FICR têm acesso à plataforma Microsoft e ao Novo Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), uma iniciativa que transformou a experiência em sala de aula. Com o recurso, todos têm acessos a ferramentas como o One Drive, webmail (e-mail FICR), Teams, One Note, formulários, pacote Office, entre outros.

O Novo AVA integra docentes e estudantes com o intuito de facilitar a comunicação com a turma e/ou curso e estabelecer uma forma simples de compartilhar arquivos e informações úteis para o ensino.

Quer saber como acessar o Novo AVA pela primeira vez? Confira o tutorial:

  1. Acesse o novo AVA neste link
  2. Clique no ícone da Microsoft, na parte inferior da tela
  3. Faça login utilizando o seu e-mail e senha Microsoft (institucional)

Pronto! Agora você pode navegar pela plataforma.

Além de possuir biblioteca física, com mais de 22 mil exemplares, os estudantes da FICR têm acesso rápido, fácil e gratuito a milhares de conteúdos técnicos e científicos de qualidade pela internet.

Você pode realizar consulta online do acervo das bibliotecas em nosso site. Acesse o tutorial: https://youtu.be/nMZHhQviHJM

Na FICR você encontra opções para lanches rápidos na praça de alimentação, localizada após a Coordenação, primeira direita e segunda porta a direita.

1. Para o primeiro acesso, identifique a rede e insira a senha:
Rede: WIFI FICR Senha: #facaficr
2. Abra o navegador de internet e acesse à página de autenticação no endereço:
3. Você será direcionado para o login. Utilize seu usuário e senha, o mesmo utilizado para acessar seu e-mail acadêmico. Realizar orientações a seguir – considerando as informações do estudante:
Seu e-mail acadêmico é: nome.sobrenome@a.ficr.edu.br
Seu login no WiFi será: nome.sobrenome@catolica.ubec
Senha: utilizar a mesma do e-mail acadêmico

Pronto! Agora você pode navegar na internet. 😉

Dúvidas sobre acesso, login e senha, procurar o setor de Tecnologia da Informação.

Gratuito para estudantes