
Sobre o Programa
A FICR em parceria com a Universidade Católica de Brasília (UCB) passa a ofertar o Programa de Mestrado Profissional Inovação em Comunicação e Economia Criativa com atividades acadêmicas regidas pelo Regulamento Geral dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da UCB.
O Programa de Mestrado Profissional Inovação em Comunicação e Economia Criativa foi criado para atender à alta demanda existente na área da Economia Criativa, em articulação com os saberes comunicacionais, especialmente aqueles vinculados ao desenvolvimento das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) e dos meios digitais aos quais a economia criativa está diretamente relacionada.
Público-alvo
Profissionais de nível superior com formação em Comunicação, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas, Comunicação Organizacional ou áreas afins como: Educação, Administração, Ciência da Informação, Tecnologia da Informação, Direito, Economia, Contabilidade, Gestão Pública, Pedagogia e Licenciaturas que desejem aprimorar seus conhecimentos, repensar e intervir em sua realidade profissional por meio de pesquisa aplicada P&D, C&T.
Contexto
A revolução digital ocorrida nas últimas décadas, as constantes inovações tecnológicas às quais a cultura está sujeita e por meio das quais ela se recria forçam a transformação das estruturas de pensamento que fundamentam os modelos de organização social, cultural, econômicos e toda a criatividade subsequente. Sendo assim, levando em conta o contexto comunicacional, é preciso criar condições para a emergência do novo e do renovado. Isto é o que entendemos aqui por inovação comunicacional, diretamente ligada ao progresso tecnológico, mas não restrito a ele.
A relação dinâmica que se estabelece, conceitualmente e na prática, entre produção cultural e economia, é portadora de novas perspectivas para os futuros profissionais da Comunicação, envolvidos de maneira central na rede de agentes de uma lógica econômica que necessita se manter a serviço da humanidade e da cultura. Sendo assim, a presente área de concentração visa a trazer o suporte teórico, conceitual e metodológico à criatividade necessária em tempos de mutação social, cultural, tecnológica, educacional e econômica e abrir possibilidades de aplicação prática de propostas inovadoras, imprescindíveis aos processos comunicacionais do setor da economia criativa.
Modalidade Profissional
O mestrado profissional é uma modalidade que promove o necessário diálogo da Universidade com o mercado de trabalho e amplia as possibilidades de atuação profissional ao estimular a produção técnica aliada à produção intelectual em diversos segmentos ligados tanto à comunicação e às artes (publicidade, rádio e TV, audiovisual, fotografia, design, editoração, música, moda, poesia) quanto ao empreendedorismo, à governança e à gestão da comunicação nos setores público, privado e no terceiro setor. Um diploma de mestrado profissional tem a mesma validade que um mestrado acadêmico e permite, posteriormente, ingressar em um doutorado acadêmico ou profissional.
Reconhecimento
O Mestrado Profissional Inovação em Comunicação e Economia Criativa da UCB é reconhecido com conceito 4 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), o que qualifica o curso com reconhecimento acadêmico. Tendo o mesmo nível de outros mestrados estatais do centro-oeste. E também é dos mestrados profissionais melhor qualificados no DF.
No mercado, já realizamos pesquisas com aluno em diversas organizações: Caixa, CGU, MPU, FNDE, CADE, Banco do Brasil, Ministério da Defesa, Correios (ECT), CNI, SEFAZ/DF, SEDF, Bancorbrás, CNBB, SBPT, UBEC, UnB, UCB, IFB, autônomos e empreendedores de diversos setores.
Pesquisa
O Mestrado Profissional Inovação em Comunicação e Economia Criativa da UCB, por meio de seus docentes, desenvolve pesquisas que recebem apoio financeiro das agências de fomento nacionais e locais. Os mestrandos têm oportunidade de integrar as equipes de pesquisa e participar ativamente dos projetos ao longo de sua trajetória formativa.
Diferencial
No Mestrado Profissional, o estudante não fica limitado à apresentação de uma dissertação ao final do curso. Ele pode apresentar um produto criado e desenvolvido por ele como trabalho de conclusão.
Oferta e regime de aulas
Especialmente pensado para profissionais ocupados ao longo da semana, o curso tem oferta quinzenal aos fins de semana, com aulas às quintas (noturno), sextas (noturno) e sábado (diurno).