
O curso Superior de Bacharelado em Educação Física visa formar o Educador Físico/Professor de Educação Física capacitado para atuar na orientação esportiva, da dança e lutas, para o aprimoramento da performance atlética, qualidade de vida e entretenimento; espaços fitness (academia, estúdio, box, etc.) com foco para o condicionamento físico na promoção da saúde, estético ou lazer; em resorts/hotéis/colônias de férias para atividades recreativas; hospitais/clínicas na prevenção, reabilitação, integrado em equipes multidisciplinares; nas empresas, compondo programas de Ginástica Laboral além de poder atuar na gestão dessas áreas de intervenção.
Diferencial do curso
Diferente de outros programas que estudam os âmbitos da Educação Física de forma isolada, o Bacharelado em Educação Física da FICR articula as diversas áreas do saber na compreensão da saúde sob as quatro dimensões preconizadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS): biológica, psicológica, social e espiritual, esta última, recentemente reconhecida pela OMS e alinhada aos preceitos da FICR – vivências atitudinais por comprometimento social.
Incomum a outras instituições, no curso de Educação Física da FICR, o processo de ensino será desenvolvido utilizando metodologias ativas e a integração com as tecnologias digitais de informação e comunicação como as ferramentas Google For Education, a utilização de plataformas de Learning Management System (LSM) como o Moodle, tornando as aulas mais dinâmicas e atrativas para docentes e estudantes.
Somado a isso, o Bacharelado em Educação Física da FICR, articula as práticas da Educação Física às nuances tecnológicas inseridas nos conteúdos vivenciados em salas de aula: eSports, realidade virtual, planilhas de scout para análises táticas de jogos, Just Dance, aplicativos de meditação, como mindfulness ou mesmo aplicativos de Avaliação Física, além de vincular a possibilidade da construção dessas nuances ao “famoso TCC”, demonstrando que a educação física pode inovar por meio das tecnologias digitais.
Entretanto sem deixar de lado a relação das práticas da Educação Física com as questões regionais, tais como: maracatu, vaqueja, capoeira, frevo, dentre diversas outras manifestações artísticas.
Perfil do Profissional
O Bacharel em Educação Física que se pretende formar é o profissional que atua preferencialmente nos campos do esporte, da dança, lutas, lazer e da saúde, com conhecimento profundo da estrutura e função do corpo humano, suas possibilidades de movimento, expressão e interação social. É aquele que promove a aprendizagem e a prática dos elementos da cultura corporal do movimento por meio de intervenção pedagógica pautada pelos princípios da ética e desenvolvida de forma criativa, empreendedora e crítica, considerando e reconhecendo o contexto sociocultural dos locais onde atua em consonância com os objetivos do curso. Sua intervenção é dirigida a indivíduos e/ou grupos alvo de diferentes faixas etárias, portadores de diferentes condições corporais, e/ou com necessidades de atendimentos especiais, de forma individualizada ou em equipe. Tais intervenções demandam conhecimentos necessários para diagnosticar, planejar e prescrever atividades, definir procedimentos, organizar, dirigir e avaliar as atividades físicas da população, prestar assessoria e consultoria com responsabilidade profissional.
Mercado de Trabalho
Conforme projeção do Departamento do Trabalho do Estados Unidos, Educação Física está entre as 10 profissões com alta demanda para 2020. De fato, principalmente agora, pois a população compreende a importância da Educação Física na prevenção de doenças por favorecer o sistema imunológico como também incidir sobre a obesidade, comorbidade que pode favorecer o surgimento de outras doenças além dela.
Ainda vinculada a saúde, o fator previdenciário pode refletir no aumento da busca pelo Educador Físico/Professor de Educação Física, hoje a busca não é apenas pelo envelhecimento, mas o envelhecimento com autonomia, se manter no mercado de trabalho de forma competitiva e ser capaz de realizar as tarefas do dia a dia com desenvoltura exige que articulações e músculos esteja aptos às solicitações diárias.
Outro fator relevante é o estético, cada dia mais, a beleza está vinculada ao corpo bem trabalhado, sinônimo também de saúde como de disposição. A procura pelos espaços fitness continua em crescimento no Estado de Pernambuco, agora não só as academias estão abarrotadas, estúdios, boxes como a orla estão lotadas de praticantes de atividades físicas.
Não podemos esquecer as atividades esportivas, paixão mundial. Embora muito se discuta qual o maior evento da terra, se Copa do Mundo ou Olimpíadas, ambos eventos são do campo da Educação Física, seja como atividade física ou entretenimento, a população consome esporte.
Aproveite para descobrir o perfil profissional que mais combina com você em nosso teste de perfil de carreira.
Clique aqui e faça agora de forma gratuita!