This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Pastoralidade
Sentir-se acolhido, sentir-se ser humano, sentir-se bem, é o que queremos ofertar para você! A ação pastoral da FICR tem por finalidade o serviço para com a humanidade e à Igreja, através de uma educação de qualidade, que tem como propósito alcançar o desenvolvimento da pessoa e a transformação da sociedade. Muito mais do que um conjunto de ações, a pastoralidade faz parte da missão institucional da FICR, sendo construída com a colaboração de todos. Ela é nosso DNA, nosso jeito de ser. E queremos que você faça parte disso! Essa educação evangelizadora fundamenta-se nos princípios e valores cristãos, nos ensinamentos de Jesus e nos carismas dos nossos fundadores/educadores. A Pastoralidade da FICR quer contribuir para uma humanidade melhor, especialmente onde atuamos.
Coordenação de Pastoralidade da FICR.
O Plano de Pastoralidade da FICR foi elaborado a partir da contribuição de diversas pessoas, sendo fruto da caminhada de estruturação da Pastoralidade no Grupo UBEC. Concebido para ser um trabalho coletivo, o nosso Plano de Pastoralidade buscou ecoar as diversas vozes da FICR, baseado em um processo de estudo, escuta, partilha e escrita com os membros do Comitê de Pastoralidade da Unidade.
O Grupo UBEC é formado pela união de cinco Províncias Religiosas e uma Diocese: A Província Lassalista de Porto Alegre – Irmãos Lassalistas; a Província São José da Congregação dos Sagrados Estigmas de Nosso Senhor Jesus Cristo – Padres e Irmãos Estigmatinos; a Província Marista do Centro Norte do Brasil – Irmãos Maristas; a Inspetoria São João Bosco – Salesianos de Dom Bosco; a Inspetoria Madre Mazzarello – Irmãs Salesianas, e a Diocese de Itabira/Coronel Fabriciano. Essas Províncias Religiosas e a Diocese foram inspiradas pelo carisma de cinco santos e de um padre, que impulsionam nossa atuação na FICR:
São João Batista de La Salle (1651-1719)
Fundador do Instituto dos Irmãos das Escolas Cristãs, ou Irmãos Lassalistas. Sacerdote francês, dedicou toda sua vida à educação cristã e instrução de meninos jovens, pobres e abandonados (de rua). Instituiu o método simultâneo do ensino, feito individualmente; extinguiu os castigos corporais, na época recurso normal em aula. Sua maior preocupação e ação eficaz foram a dignificação e o preparo do magistério.
São Gaspar Bertoni (1777-1853)
Fundador dos Estigmatinos. Nasceu em Verona, Itália. Com 18 anos, entrou para o seminário. Desde a época de seminarista, mostrou-se apóstolo incansável da evangelização. Em 1816, começou a sua Congregação Religiosa, que mais tarde recebeu o nome de Congregação dos Sagrados Estigmas de Nosso Senhor Jesus Cristo (Estigmatinos), cuja finalidade é: “Missionários Apostólicos em auxílio aos Bispos”.
São Marcelino Champagnat (1789-1840)
Fundador da Congregação dos Irmãos Maristas. No ano em que estourava a Revolução Francesa, verdadeiro marco da história da humanidade, nascia São Marcelino, na mesma França. Aos 27 anos, disposto a levar avante seu projeto de ensinar as pessoas a ler e escrever, reúne seus dois primeiros discípulos. Nasciam os Irmãozinhos de Maria, hoje Irmãos Maristas. Vivendo entre eles e como um deles, Champagnat, objetivando levar adiante a missão de tornar Jesus Cristo conhecido e amado, ensina seus discípulos a ler, escrever e viver o Evangelho em sua plenitude.
São João Bosco (1815-1888)
Fundador dos Salesianos, comunidade de católicos (Padres e Irmãos), em 1859, em Turim (Itália). O nome da Congregação vem de São Francisco de Salles, Bispo de Genebra no século XVII, escolhido por Dom Bosco como patrono, por sua bondade, paciência, visão de comunicador e intensa caridade pastoral, qualidades necessárias para se trabalhar com a juventude. Dom Bosco faleceu em 31 de janeiro de 1888 e foi canonizado em 1934, como Apóstolo da Juventude. Como herança, deixou aos Salesianos o “Sistema Preventivo”, método educativo que se baseia na razão, religião e bondade.
Santa Maria Mazzarello (1837-1881)
Co-fundadora das Irmãs Salesianas, Santa Maria Domingas Mazzarello nasceu em Mornese (Itália). Sob a orientação de Dom Bosco, fundou o Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora. Toda sua vida foi marcada por um estilo de relações simples, autênticas, como convém à família. Como educadora, teve coração de mãe, sabendo ser firme em relação aos princípios e valores universais.
Josephus Cornélius Marie De Man (1927-1981)
Nasceu em Woender, Holanda, filho de um casal de escritores famosos, Herman de Man (morto em acidente aéreo, fugindo do nazismo) e Eva Maria Kaller (morta em campo de concentração, durante a 2ª Guerra Mundial), ambos judeus católicos. Desembarcou no Brasil em 1963. Figura dinâmica e carismática, daria novos rumos à educação ao criar o Colégio Técnico em Coronel Fabriciano e, mais tarde, a Universidade do Trabalho. Sem vestígio de dúvidas, essas duas obras foram os alicerces da Unileste-MG.
O projeto Diálogos de Pastoralidade tem como objetivo a oportunização de espaços dialógicos sobre temáticas de pastoralidade, com abertura à escuta, partilha e reflexão, alicerçada nos valores e princípios humanos, éticos e cristãos. O Projeto tem como atividades os diálogos virtuais e os podcasts.
Segue a playlist com os vídeos:
Segue o link do Spotify:
A organização da Pastoralidade no Grupo UBEC é inspirada pelas Diretrizes de Pastoralidade: