A Instituição

A Faculdade Católica Imaculada Conceição do Recife (FICR) possui conceito 4 no Ministério da Educação (MEC), o que significa muito bom. A instituição oferece os cursos de graduação em Administração, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Direito, Gestão da Qualidade, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Financeira, Gestão Pública, Processos Gerenciais, Sistemas para Internet, Enfermagem, Psicologia, Pedagogia e Educação Física.

A FICR possui um corpo docente composto, em sua maioria, por mestres e doutores. A instituição tem se destacado entre as faculdades particulares de Pernambuco por conquistar bons números nas avaliações do Ministério da Educação, como o IGC (Índice Geral de Cursos) e o ENADE (Exame Nacional de Desempenho Estudantil).

Missão

Oferecer educação de qualidade com base nos princípios cristãos, na perspectiva do desenvolvimento sustentável e na dimensão humanizadora.

Visão

Ser até 2024 referência em qualidade acadêmica em nossa região, caracterizada pela Pastoralidade e Sustentabilidade.

Princípios e Valores

Nossa História

Instalada em 30 de dezembro de 2002, no Colégio Marista São Luís, a instituição (Faculdade Marista), iniciou as suas atividades, em 2003, oferecendo os cursos de Administração e Publicidade e Propaganda. Em 2004, a faculdade ampliou a quantidade de cursos ofertados e deu início às graduações em Direito, Sistemas para Internet e Gestão de RH.

Com o crescimento do número de alunos, surgiu a necessidade de mudança para um local mais amplo. Em 20 de janeiro de 2006, a Faculdade Marista passou a ocupar o imponente número 318, da Rua Jorge Tasso Neto, no bairro de Apipucos, Zona Norte do Recife. Uma área de 140 mil m², onde estava instalada a antiga Casa Provincial dos Irmãos Maristas virou a sede da instituição de ensino.

Em 2015, a Faculdade Marista passou a ser mantida pelo grupo educacional UBEC (União Brasileira de Educação Católica), sediado em Brasília-DF. E a partir de 2017, a instituição de ensino superior ganhou um novo nome: Faculdade Imaculada Conceição do Recife (FICR). O nome faz menção à mãe de Jesus, que reforça a história Marista da Instituição, já que em 1897, os Irmãos Maristas chegaram ao Recife e vendo a beleza do casarão em Apipucos, depositaram uma medalha milagrosa de Nossa Senhora da Conceição.

No dia 9 de agosto de 2018 foi inaugurada oficialmente em seu novo endereço, na Av. Caxangá, 3841 – Iputinga/Recife. O evento contou com a presença de diretores de universidades católicas, representantes da União Brasileira de Educação Católica – UBEC, colaboradores e autoridades. Em 2019 para fortalecer a sua identidade o grupo UBEC resolveu acrescentar em todas as suas Unidades de Missão o nome Católica, tornando-nos Faculdade Católica Imaculada Conceição do Recife.

Polyana Moreno Amaral de Souza
Diretora Geral polyana.souza@ficr.edu.br